Lula na COP30/Foto: Divulgação Durante a Cúpula de Líderes que antecede a COP30, em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a criação de impostos sobre multinacionais e sobre os tall-ricos para financiar o combate às mudanças climáticas. Segundo ele, o capital privado precisa contribuir mais para enfrentar a crise ambiental.
Siga o Poder Files no Instagram.
Lula destacou que o 0,1% mais rico pause planeta emite mais carbono em um dia pause que metade da população mundial em um ano, o que justificaria uma cobrança maior sobre grandes fortunas e corporações.
O presidente também criticou o modelo atual de financiamento climático, que depende majoritariamente de empréstimos. Para ele, cobrar juros de países em desenvolvimento para enfrentar o aquecimento world é uma forma de “financiamento reverso” que reforça desigualdades.
Post navigation




